domingo, março 07, 2010

"Tempo rei, ó Tempo rei...


"o sofrimento é um sentimento iluminador"

Amigos,

Sobre 2008 não posso dizer que foi um ano fácil, não posso dizer que foi um ano leve, não posso dizer que foi um ano vazio. Tenho que dizer que foi um ano inesquecível. As taças foram cheias em todos os sentidos, do melhor licor, doce, delicioso, ao pior fel, amargo e travoso. Mas tive que tomá-las todas, não pude deixar uma gota pra ninguém, essas doses eram minhas. Felizmente o sabor doce sempre supera o amargo, e eu, enfim, tenho mel em minha boca.

Um ano de muitas dores, decepções, choro e ranger de dentes, é certo... Mas também um ano de muitas superações, muitas surpresas, boas surpresas, muitas gargalhadas verdadeiras junto a pessoas verdadeiras, muitos presentes da amizade... Um ano em que eu finalmente tive coragem de olhar pra trás, de olhar pra dentro, de olhar pra frente e, perdoar o que se foi, buscar o que é, preparar o que será. Um ano em que consegui definir quem são as pessoas que importam e me aproximar mais delas, um ano em que consegui definir quem são as pessoas que não importam, e me afastar delas, de vez.

Um ano de terapia, rally, direção, dança, escritos, congresso de zouk, Van Gogh e Modigliani, medo e coragem, desafio e vitória, despedidas e encontros. Um ano em que vi, agora de verdade, a esperança vencer o medo, as diferenças todas caírem por terra diante do mais corajoso dos sentimentos, o amor, da vontade de ser dois, e da disposição de ser feliz, e estar lá pra ver foi um dos momentos mais importantes pra alimentar a minha própria fé no que o futuro pode trazer.

Um ano em que verdadeiramente fiquei feliz em ver amigos felizes, e em que fiquei triste ao vê-los tristes. Um ano em que tive, de novo e sempre, a certeza da amizade de velhos amigos, tive, de novo e sempre, a certeza do amor e do orgulho de minhas filhas por mim. Um ano em que aprendi a ir atrás do que eu quero e vi que às vezes dá certo... às vezes, não. Mas, sem ter ido, não saberia.

Um ano em que vivi coisas transformadoras, dentro de mim...Um ano em que plantei mais jardins pra diminuir esse meu deserto, pra que fique mais ameno atravessá-lo, porque sim, é preciso atravessá-lo.
Eu quero então que o Novo Ano me encontre de braços ainda mais largos, me encontre de coração ainda mais puro e escancarado e de olhos ainda mais abertos pra enxergar toda a beleza que a vida me trará, e que eu possa fechá-los pra sentir toda a poesia dessa beleza...

Agradeço por estar me sentindo mais forte a cada dia, agradeço pelas manhãs de sol, agradeço, sobretudo pelas chuvas...
Agradeço pelos encantamentos que ousei sentir, quer tenham sido verdade ou invenção, pouco importa, fizeram brotar flores raras dentro de mim, enormes, e vale de qualquer modo, pelo perfume e pelo colorido que deixarão, ao fenecerem, se fenecerem...

Agradeço por amigos tão bonitos e verdadeiros, pelas aventuras, pelas risadas, pelos braços abertos, pelas conversas, pelas broncas, pelos puxões de orelhas, pelos olhos úmidos, agradeço, enfim todos esses gestos e mais outros que eu sei, foram determinados pela amizade.

Desejo que minha família seja uma família. Desejo que meus amigos sejam meus amigos. E que sejam felizes. Desejo que o desejo mais puro de cada um deixe de ser um sonho e se transforme em plano, ou mesmo que enfim se realize de vez, e aí vale qualquer desejo. Desejo que tenhamos sustos maravilhosos, mudanças de planos, que a vida nos surpreenda... Desejo mesmo de verdade é que todos sejam felizes.

Desejo também que tenhamos amor, que o amor se personifique e venha atravessar com a gente os nossos jardins e os nossos desertos. Pra fabricarmos, juntos, dentro de nós, oásis, cada vez mais verdes, cada vez mais vivos.
Que assim seja!
Porque assim será!

Ana

" " Tempo Rei - Gilberto Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que disseram